PARA TI...



Não te vou tratar por minha princesinha, gatinha, bebezão,...nada disso! Como é usual em ti afirmar : "Pai...vê se te atinas...eu já sou uma mulher!" Hoje não vou utilizar testamentos para algum tipo de definição em relação a ti. Agradeço sempre ao alto a menina que tenho. Para todos nós pais, temos sempre os melhores filhos do mundo. Ás vezes nos debates e opiniões que vamos ouvindo de outros pais, vou observando o que vão dizendo: " A minha filha é muito esperta...começou a andar com 8 meses";  " O meu com 2 dias já dizia: O que é que se bebe aqui?" e por ai fora. 

Ambos sabemos, que apesar de vermos os filhos como o melhor que temos e queremos o melhor para eles, nem todos na verdade sobressaem. Por variadas razões. Não é por isso e que fique presente que são piores que outros. Na verdade o ser e não ser depende também do histórico de relações, de amor, carinho, vida social, estruturação familiar e por aí fora. 

Seja como for este meu orgulho na menina\adolescente\mulher,  que tens conseguido tornar-te, ás vezes deixa-me embevecido. 

O teu bom humor, a tua escrita, o teu talento para a música,  o teu espírito aventureiro, a quantidade de amigos que tens e fazes com tanta facilidade, a forma como falas e vais definindo as coisas, a qualidade interior que tens de capacidade de percepcionar rapidamente as coisas, vão definindo a tua personalidade e forma de estar. Vais perder, vais chorar, vais ganhar e conquistar. Vais ter derrotas e vitórias. Não te preocupes com isso, pois faz parte da vida e do teu crescimento e ensinamento pessoal. Não te sentes na poltrona do poder quando receberes louros...distribui sempre. Dá sempre a mão a quem precisa, pois nunca saberás se podes vir a ser tu que necessites. 

Coloca te sempre no lugar dos outros e tenta perceber que existem sempre duas versões da história. Organiza-te, capacita-te, viaja, ama, estica-te um dia na areia a vislumbrar a lua à noite. Tem momentos felizes, agarra as oportunidades que tiveres...mas....se as perderes, não te preocupes, o mundo gira e quando se fecham portas abrem-se janelas. Não guardes rancores, não te vingues, não sejas ciumenta, não tenhas inveja, guarda lutas felizes e desfaz-te de caprichos infelizes. Foca-te na vida, no crescimento, na cultura, nos estudos, nos teus sonhos e objectivos. Ama incondicionalmente seja lá a cor ou credo que tiver. Sofrimento? Não te preocupes....são etapas, fases, a uns fecham alma, enchem-se de dores e credos. A ti...que te resplandeça a visão, para que te prepare sempre para o pior e melhor da vida.

Entende que os sofrimentos sejam eles quais forem não são mais do que testes à nossa capacidade de os enfrentar. Com calma..segura...pois tudo passa no seu devido tempo. Medos, receios ás vezes infundados existem sempre. Solidão, amargura, tristeza e revolta está o mundo cheio. Queres ser o braço estendido de quem necessita? Ou preferes ser o braço estendido de quem ajuda? Em algum momento estás sempre nesses dois campos. Mas as escolhas que fizeres sejam feitas de coragem, destemidas e no sentido de desbravares caminhos. 

Sempre te disse que não podes pensar em dois dias. O ontem e o amanhã. O ontem já foi e o amanhã não sabes rigorosamente nada. O que interessa é o hoje. E cada dia transforma-o numa festa, faz sempre algo diferente. Utilizas sempre o mesmo caminho? Muda...Falas sempre com a mesma pessoa? Muda...o quarto tem sempre a mesma cor? Pinta-o! A vida não é tão linear como pensamos. É difícil, complicada de gerir. Amor, desamor ( ainda não tens idade para isto) discussões parvas e ignóbil, gente que só pensa tantas vezes na sua salvação e umbigo, gente cheia de mesquinhices, cheia de paranóias, pessoas com medo da vida, com medo do mundo. Este mundo que tantas vezes amaldiçoamos com os "Porquês". Sim, perguntamos imensas vezes e sim muitas vezes não temos as respostas. Idealiza o teu futuro concentrada, sem receio de perder. Nada termina quando de perde. Habitua te a saber perder também...sempre com fair-play. Sorri perante isso e pensa: Melhores dias virão. E continua...sempre!

Tás cá dentro...







Comentários

Postagens mais visitadas