ARÁBIA SAUDITA - RYADH




Tive o fantástico privilégio de poder ter estado a trabalhar e a viver na Arábia Saudita na principal capital do País. O berço do Islão, como tantas vezes é designado. Foram tantos os momentos, as vivências, os receios iniciais que haviam, que aos poucos tudo foi-se desvanecendo, com as amizades feitas, a própria habituação à cultura e essencialmente também a um povo que obviamente culturalmente difere na sua visão e religiosidade de tantos outros.

Lembro-me imensas vezes desta Terra, deste país, porque foi talvez e a par do Brasil, São Paulo ( onde também já vivi) que fiz e deixei amigos do coração. Três essencialmente foram verdadeiramente uma bênção na minha estadia por terras árabes. Alberto, Luís e João. Sem esquecer outros que também fizeram parte, estes três essencialmente eram o núcleo duro todo o santo dia. 

É muito complicado às vezes falar da saudade, das partilhas e cumplicidades tidas entre nós. Foram tantos os momentos. O apoio, a união, a amizade, as alegrias e tristezas que partilhávamos. As festas que tínhamos nas diversas embaixadas ( organizadas pelas próprias), os passeios no deserto, os jantares nos restaurantes da capital, os jogos intensos e loucos de sueca e matraquilhos à noite a nossa forma de ser até individualmente unia-se como numa simbiose de um só. De quatro, fazíamos apenas um.

Há amizades e momentos que realmente não esquecemos por tudo e tantas vezes até por nada. Tempos essencialmente de crescimento, de aprendizagem, de conhecimento. Não encontrei isto em muitos lugares ao longo destes meus 39 anos. Foi de facto fantástico ter partilhado um pedaço da minha vida com estes meus amigos ( que levarei para sempre). A união faz a força e era essa mesma força que nos segurava uns aos outros. para além dos familiares fora que tínhamos todos nós aqui em Portugal, lá...essencialmente a família éramos nós. 

Agradeço humildemente a força destas amizades que vamos tendo e fazendo. O suporte dos amigos, hoje mais distantes, mas sempre perto do coração, vão delineando o que também somos. Porque aprendemos, nos debates, opiniões, visões, um pouco sobre todos e pouco sobre nós.

Particularmente tenho de agradecer ao senhor da salsa e kisomba, meu grande amigo, o Senhor "Low Profile" João Gomes, por tantas vezes desde o inicio me ter apoiado e ligar-me pelas manhãs a dizer: "TOCA A ACORDAR!"

A tua preocupação, a tua amizade profunda prevalece  amigo!

Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.
Sócrates


Thanks for everything! 

Comentários

Postagens mais visitadas